Os alunos da EMEF Migrantes realizam inúmeras descobertas no ciberespaço.
Como fazer uma pesquisa dirigida, filtrando, delimitando ou ampliando as possibilidades de encontrar as informações desejadas, são algumas das habilidades desenvolvidas pelos alunos do Cidade Escola - Informática neste ano de 2009.
Visando ampliar as possibilidades de interação, cada aluno foi convidado a criar uma conta de e-mail (yahoo, gmail...). Fizemos um amigo secreto virtual onde o presente foi a descrição (em forma de poesia, texto, desenho....) das qualidades deste meu amigo secreto. Foi uma atividade muito significativa, que envolveu várias aulas, desafiando os alunos a construir conhecimentos a partir de necessidades (fiz um desenho para a pessoa que peguei.... como anexo esta imagem? onde coloco o e-mail do meu amigo secreto? como redijo um e-mail? onde tem smiles?....). O interessante é que, mesmo após o término desta atividade, muitos alunos deram seguimento a esta possibilidade de comunicação.
Como fazer uma pesquisa dirigida, filtrando, delimitando ou ampliando as possibilidades de encontrar as informações desejadas, são algumas das habilidades desenvolvidas pelos alunos do Cidade Escola - Informática neste ano de 2009.
Visando ampliar as possibilidades de interação, cada aluno foi convidado a criar uma conta de e-mail (yahoo, gmail...). Fizemos um amigo secreto virtual onde o presente foi a descrição (em forma de poesia, texto, desenho....) das qualidades deste meu amigo secreto. Foi uma atividade muito significativa, que envolveu várias aulas, desafiando os alunos a construir conhecimentos a partir de necessidades (fiz um desenho para a pessoa que peguei.... como anexo esta imagem? onde coloco o e-mail do meu amigo secreto? como redijo um e-mail? onde tem smiles?....). O interessante é que, mesmo após o término desta atividade, muitos alunos deram seguimento a esta possibilidade de comunicação.
Outra atividade desenvolvida, inclusive com as turmas de 3° ciclo, foi a realização de trabalhos escolares utilizando algum recurso disponível no laboratório de informática (Ex. MovieMaker, PowerPoint, construção e organização de Blog,...) por meio de parcerias interdisciplinares, construção das apresentações para o fórum.... Esta estratégia metodológica será ampliada em 2010, intensificando-se, a partir deste contato inicial, as possibilidades de fazer um trabalho utilizando as ferramentas disponíveis na informática.
Para o ano que vem também há o desejo de que cada turma tenha uma liderança (individual ou equipe) que se responsabilize por socializar as atividades, notícias e principais produções da turma num blog. A idéia é que conforme as pessoas forem se disponibilizando a participar desta construção, estabeleçamos estratégias que oportunizem a todos passar pela experiência de gerenciar o blog da turma.
Pensando num canal que pudesse expandir e fortalecer a rede de relações/vínculos entre a comunidade escolar foi realizada a inserção de links para postar "Dicas" e "Sugestões" no novo site da EMEF MIGRANTES. É impressionante a quantidade de informações que chegam à professora gestora do site.
Espero que possamos, em 2010, dar continuidade a este trabalho, haja vista o interesse que desperta nos alunos (envio de contribuições, retomada em aula da informação recebida, transformação desta sugestão numa campanha sensibilizadora utilizando os recursos disponíveis na informática, etc.... Vários alunos entram toda semana no site para ver seus vídeos, suas fotos, pedem se podem trazer a mãe para olhar no computador da escola as atividades que fizeram, se tem como abrir o site no computador da tia que trabalha num hipermercado....). Enfim, acaba fortalecendo, muitas vezes, a tão necessária parceria família e escola, ampliando os muros da escola e propiciando espaços educativos para os alunos tornem-se cidadãos digitalmente incluídos, auxiliando-os na construção de competências para transitar e interagir neste mundo informatizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário